sábado, 25 de abril de 2009

TiVo quer ressuscitar publicidade na TV

Celebrado como a saída para os que não gostam de comerciais na TV, o TiVo experimenta agora o outro lado da moeda. O programa que permite aos usuários gravarem programas digitalmente e pular a propaganda exibida agora pretende vender espaços publicitários nas telas.

A tentativa do TiVo visa a ressuscitar a publicidade na televisão, com a ajuda da interatividade. Parcerias com empresas como Cablevision, Cox Communications e DirecTV darão a possibilidade de incluir ações interativas nos comerciais que são "pulados" na programação. As alternativas devem propor ao espectador que conheça um novo canal ou aperte um botão para obter mais informações sobre determinadoproduto.

"Nos últimos 18 meses, isso ganhou mais impulso", disse Jacqueline Corbelli, chefe-executiva da BrightLine iTV, que desenvolve comerciais interativos. "Ele passou a ser algo básico para grandes anunciantes."

Desde o final do ano passado,a TiVo trabalha com modelo em que a publicidade aparecia como uma pequena parte do texto assim que o usuário pausava um programa. De acordo com o formato, os anunciantes também podem escolher um programa ou gênero específico onde eles queiram anunciar.

Outro modelo em destaque são os anúncios que aparecem quando o programa é avançado na programação. Na ocasião, o anúncio é feito por meio de um box estático que surge à tela quando o botão é acionado."A idéia é capturar a atenção em um momento no qual pausam o programa, ou quando terminam de assistir", afirmou ao New York Times Tara Maitra, vice presidente e diretora de conteúdo e publicidade de TiVo. "A principal razão de permanecer ligado no programa é não ser interrompido", analisa.

A TiVo não é a única empresa desenvolvendo uma solução para contornar a possibilidade de pular os comerciais. Empresas de TV a cabo e satélite e fornecedores de tecnologia, como a Navic Networks da Microsoft, também estão trabalhando em anúncios interativos.

As ofertas da TV a cabo variam de acordo com o mercado. Em Tucson, Phoenix, San Diego e Las Vegas, a Cox Communications vende espaços interativos, com gráficos no topo de comerciais que levam os espectadores a votar ou requisitar mais informações usando o controle remoto.

Na área metropolitana de Nova York, a Cablevision vende canais pagos a empresas como a Disney, que coloca vídeos sobre seus parques de diversões e estrelas e um botão 'falar com um agente' associado ao número de telefone do espectador, fornecido pela Cablevision. Ao selecioná-lo, um representante da Disney entra imediatamente em contato por telefone.


Redação Adnews, com New York Times

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